“Gravetos armados – intervenção na fachada do Jabutipê”

Sentimos o desencontro e pedimos para que encontros apareçam nas intersecções.
Com a obra “gravetos armados – intervenção na fachada do Jabutipê” 2011, do artista Antônio Augusto Bueno é possível compreender a representação do lento movimento da busca e repulsa pelo outro.
Para um diálogo existir é preciso um encontro de ideias. O princípio, a largada, ruas paralelas que formam um entroncamento. A indecisão existe no ponto, que vive incerto entre ser o final ou uma reticências.
Linhas tortas que tentam ser retas podem estar caminhando em voltas, virando armas de repetição. Círculo que parece se formar ao fundo, oculto, divide espaço com a janela. O sujeito que está submerso na árvore, necessita sair para contemplar. Já o que está na superfície, em sua curiosidade, resiste e por vezes não compreende o que a imagem provocativa apresenta.
O limiar entre conforto e desconforto. O encontro que afasta, rude que fura, em seu centro se mostra ninho.
É preciso acostumar o tato e a visão. A janela é o convite para olhar, para adentrar o opaco e ver. O bruto sobressalente da arvore é a abertura para a ressignificação da sensibilidade. O estar perto, colado e rente, se faz urgente e é preciso sentir.
O ponto que outrora era uma linha, aguarda a chegada do encontro com seus semelhantes para se transformar em algo mais: final, reticências, uma reta ou um ninho de um só. Nas mãos do artista, as idas e vindas refletem as viagens ao obscuro feitas com gravetos tortos, que um dia talvez quisessem ser retas, ou apenas são em morte o que sempre deveriam ser, gravetos tortos.
No devaneio de pontos e linhas existe uma vírgula, pequena folha, para mostrar que não precisa de pressa, como uma pausa, um suspiro de esperança frente aos inúmeros desencontros.

Instalação e fotografia de Antônio Augusto Bueno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s